São Paulo participa de censo nacional de saúde bucal

Agentes de saúde já realizam levantamento de munícipes EM São Mateus e em outros territórios

A cidade de São Paulo está participando do censo nacional de saúde bucal, mapeamento epidemiológico que vai avaliar as condições bucais da população brasileira. As informações coletadas definirão novas diretrizes para as políticas públicas e a consequente reorganização do modelo de atenção odontológico, atendendo aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Professora de clínica ampliada de promoção de saúde na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, a cirurgiã-dentista Fernanda Campos de Almeida Carrer fala mais sobre o levantamento que está sendo realizado na  cidade.

“Saúde Bucal Brasil é um projeto que avalia as condições de saúde bucal da população brasileira. Ele foi realizado a última vez em 2010, ia ser realizado em 2020, por conta da pandemia está sendo iniciado agora em 2022 nas capitais e muito em breve nos interiores, né? No interior do Brasil, e tem como objetivo entender como doenças como cárie, doenças de gengiva, a má-oclusão que são o mau posicionamento dos dentes, né? Que as vezes dificulta a fala, dificulta o sorriso, prejudica muito a autoestima dos pacientes. Como essas doenças se distribuem na população, nas diferentes cidades da população e nos diferentes extratos socioeconômicos da população.”

A docente da USP, que é uma instituição parceira do projeto, explica que este é o quinto levantamento de saúde bucal da população realizada pelo Ministério da Saúde e que vai permitir aos Estados e municípios avaliar onde houve avanço na oferta de saúde bucal e responder em quais áreas é preciso intensificar os esforços e as políticas públicas.

“Nós esperamos que esses resultados nos mostrem aonde avançamos, nós conseguimos melhorar indicadores de cáries, de doenças de gengiva na população? E o que nós precisamos avançar? Nós precisamos garantir mais prótese, mais acesso à prótese? Mais acesso a tratamentos como ortodôntico? De aparelho pros nossos adolescentes? Nós ainda temos muita cárie em algumas idades, como por exemplo adolescentes, crianças abaixo de 5 anos? São perguntas como essas que vão ser respondidas pelo SB Brasil 2020 e a partir daí as políticas públicas podem então ser direcionadas para responder as necessidades da população.”

Desde o dia 19 de abril, agentes comunitários de saúde passaram a identificar em seus setores de atuação anotando quais são os imóveis

residenciais, comerciais ou terrenos sem construção. Já no dia 26 de abril, teve início o levantamento sobre os moradores das residências, quem são e se estão dentro das idades a serem examinadas: crianças de 5 a 12 anos e grupos etários entre 15 e 19 anos, 35 e 44 anos e 65 e 74 anos. O tempo médio de cada visita é de 20 minutos.

O SB Brasil 2020 será realizado em 422 municípios do país e deve avaliar mais de 50 mil pessoas. O MS e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) são os coordenadores do levantamento nacional. A federal mineira, instituição executora, é responsável pela construção do projeto e desenvolvimento dos processos metodológicos.

“O que nós esperamos para os próximos anos é que os políticos identifiquem a necessidade da população brasileira a ter acesso a saúde bucal de qualidade, aumente os investimentos na Política Nacional de Saúde Bucal chamada Brasil Sorridente, para que todos os brasileiros e todas as brasileiras possam ter direito à saúde bucal de qualidade em todos os níveis de atenção, desde a prevenção até tratamentos mais complexo com prótese, implante , tratamento ortodôntico. Isso já é possível em alguns municípios, mas a gente quer que isso seja possível em todo o território nacional.”

REPORTAGEM POR ALINE MELO

A Central de Notícias da Rádio CAMINHO PARA A VIDA é uma iniciativa do Projeto A MÚSICA BRASILEIRA NOS ANOS 50.

Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

INFORMATIVO: São Paulo participa de censo nacional de saúde bucal