PROJETO RECORDA SP
Criado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, o projeto Recorda SP, é uma iniciativa de valorização dos idosos da Cidade de São Paulo, com objetivo de resgatar, registrar e utilizar histórias e experiências dos paulistanos de melhor idade que participam de atividades de envelhecimento ativo da prefeitura. O projeto é um convite à jornada pela memória, com uma atitude de reconciliação com o passado. Os registros são armazenados em um base de dados para utilização em programas, serviços e atividades dos órgãos de toda a prefeitura que vão evidenciar o protagonismo do idoso e promover a intergeracionalidade.
Além da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, o Recorda SP também conta com participação das secretarias municipais da Saúde, Educação, Esportes e Lazer, Assistência e Desenvolvimento Social e Cultura.
Todas as ações desenvolvidas pelas secretarias têm o envelhecimento ativo como pilar norteador. Entre os benefícios do projeto está o retardo dos efeitos do envelhecimento, o resgate e preservação da memória da própria cidade e a sensação de participação ativa nas atividades decorrentes.
O Recorda SP foi lançado em 28 de outubro de 2021, junto com o Plano Intersetorial de Políticas Públicas para o Envelhecimento, seguindo as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), e atua de forma transversal, envolvendo vários serviços, agregando benefícios terapêuticos como estímulo à memória, e oferecendo oportunidades de socialização com outras gerações.
Por fim é realizada uma curadoria dos relatos, personagens e receitas culinárias para a publicação de edições anuais dos livros: “Vidas Paulistanas”, de biografias, e “A Cozinha dos Avós”, de receitas gastronômicas.
Para participar, basta acessar o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScpGREGTUoPxeiAxXeoCRzBOna6UzQ0u5MtmF-_Eoyd0cOMKQ/viewform
A Central de Notícias da Rádio CAMINHO PARA A VIDA é uma iniciativa do Projeto A MÚSICA BRASILEIRA NOS ANOS 50.
Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.