Programa Prefeitura de São Paulo oferece aulas gratuitas de esportes para crianças
Projeto da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer chamado de Clube Escola oferece aulas de diversos esportes de areia e futebol de campo.
A educação sempre é pauta de campanhas eleitorais, é um assunto debatido por todo o país e é tratado com muita relevância nas discussões sobre o futuro do Brasil, além das matérias mais tradicionais, como portugues e matemática, outros tipos de ensino tem grande importância no desenvolvimento e aprendizado humano, principalmente no período da infância. Dentre as diferentes vertentes de ensinos que são fundamentais para um bom crescimento e desenvolvimento de uma criança e de um adolecente está a educação física, que alimenta não apenas os aspectos físicos e conhecimentos gerais sobre o aspecto biológico na prática, mas também o exercício de atividades esportivas coletivas garantem também um aprendizado moral e ético sobre convivência social e trabalho em grupo ensinando a valorização de cada elemento do conjunto. O educador físico Thiago Lopes comentou sobre a importância dos exercícios físicos no desenvolvimento da criança.
“A prática, a atividade física em si, e o exercício físico ele é orientado para todas as faixas etárias, inserindo isso na fase infantil, é interessante para o desenvolvimento da criança, melhorando assim sua saúde, seu desenvolvimento muscular e cognitivo, a partir dos 6 anos de idade é interessante inserir isso, essa prática de atividades durante 60 minutos por dia, dando sequência esses benefícios e introduzindo na vida da criança criar hábitos melhores para a vida futura, para a vida adulta”.
Pensando em dar mais oportunidades de desenvolver novos talentos e novos cidadãos na cidade, a prefeitura de São Paulo abriu vagas para o Clube Escola através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), o programa oferece atividades físicas e esportivas direcionadas para crianças e adolescentes, este ano, os jovens poderão fazer aulas de vôlei de praia, tênis de praia, futebol de areia, futvôlei e futebol de campo. Thiago também comentou sobre os benefícios da prática de esportes nesta fase da vida.
“Já referente a prática de esportes para a criança no desenvolvimento, o interessante é que ela já vai aprendendo a desenvolver entre uma sociedade, suas regras, suas normas, aprendendo a trabalhar em grupo, respeitar o grupo, as normas e as hierarquias, isso é o que esporte traz para a criança, além da disciplina, disciplina alimentar, a disciplina de se cuidar e a disciplina interpessoal.”
O projeto deve atender cerca de três mil crianças em parceria com o Instituto Futuros Craques e está disponível em Centros Esportivos da cidade, pela região da zona leste estão o Centro Esportivo Vila Alpina – Arthur Friedenreich, localizado na avenida Jacinto Menezes Palhares, 148, o Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador – CERET, localizado na Rua Canuto de Abreu, o Centro Esportivo Tatuapé – Brigadeiro Eduardo Gomes, situado na R. Apucarana, 233, o Centro Esportivo Mooca – Salim Farah Maluf, que fica na Rua Taquari, 635, o Centro Esportivo Ermelino Matarazzo, na Rua Rev. João Euclídes Pereira, 308 e o Centro Esportivo Sapopemba – Teotônio Vilela situado, que fica na Rua Carlo Clausetti, 19.
A Central de Notícias da Rádio CAMINHO PARA A VIDA é uma iniciativa do Projeto Meritocracia: um mito social. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.