Exposição gratuita no centro da capital expõe história e obras de Marc Chagall
Centro Cultural Banco Brasil abriga exibição de quadros e poemas do artista do século XX.
Em uma cidade recheada de cinza e de edifícios altos, poder visitar locais que exalam cor, arte e poesia serve quase como colírio para os olhos de quem habita na selva de concreto. A cidade de São Paulo, não ocupa espaço apenas como centro econômico, mas também oferece uma vasta oportunidade de desfrutar da arte, de forma gratuita em exposições que permitem que o cidadão se aproxime cada vez mais de diferentes formas de expressão e conheça cada vez mais a história de grandes artistas da humanidade.
Um destes locais que garantem um acervo repleto de arte e informações que imergem o espectador com as obras é o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que está expondo gratuitamente as obras do pintor, ceramista, poeta e gravurista Marc Chagall, que viveu nasceu em 1887, na Bielorussia, e morreu no ano de 1985, na França, aos 97 anos. Claudia, uma das apreciadoras da exposição, comentou sobre o artista.
“Marc Chagall era um pintor, ceramista também, e poeta, com uma vida super interessante e apaixonado pelas artes, ele também teve duas esposas, e foi apaixonado mais pela primeira esposa que veio a falecer em 1944, e era extremamente apaixonado, a paixão dele se refletia na arte dele, é um trabalho extremamente interessante, extremamente colorido, onde ele expõe sobre o amor, onde ele expoe sobre a fé, a religião dele, Marc Chagall era judeu. Então é uma exposição que eu acho muito interessante que todos vocês visitem, porque, além de muita colorida, vocês vão perceber que Marc Chagall transbordava amor pelos quadros, e amor é tudo que o mundo precisa principalmente na atualidade, é muito interessante.”
A exposição conta com 191 obras do artista que marcou o século XX, e exibe alguns poemas e parte da trajetória do pintor, o evento foi considerado um sucesso em suas passagens pelos “CCBBs” de Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro com mais de 560 mil visitantes. Ademais, a região onde se situa o CCBB em São Paulo conta com diversas outras opções de lazer e cultura, assim como comenta Claudia.
“Além do prédio, do edifício que abriga a exposição ser um prédio extremamente lindo, do início do século passado, que o prédio por si só já vale a visita, então eu acho muito interessante. Além dessa exposição, o centro da cidade de São Paulo, conta com várias exposições, vários acervos em vários locais muito próximos aqui do CCBB, e que também convido vocês para que participem, que visitem, várias exposições inclusive gratuitas e extremamente interessantes, tudo isso abre muito os horizontes, em que muitas vezes, aquela luzinha que ta faltando nas nossas é despertar um novo estilo de vida, um aprendizado.
O CCBB São Paulo fica na Rua Álvares Penteado, número 112, no Centro Histórico de São Paulo e funciona todos os dias, com exceção das terças-feiras, das 9h às 20h, o ingresso é gratuito e pode ser adquirido na bilheteria do CCBB, ou no site bb.com.br/cultura, a exposição começa do 4° andar e segue até o subsolo do edifício.
A Central de Notícias da Rádio CAMINHO PARA A VIDA é uma iniciativa do Projeto Meritocracia: um mito social. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.