Jovens atletas de São Paulo tem prazo próximo para tentar acesso ao Bolsa Atleta

Auxílio da prefeitura de São Paulo aos jovens atletas da capital exige alguns requisitos para inscrição.

As inscrições para o Bolsa Atleta Rei Pelé estão abertas até o início do mês de Dezembro para atletas entre 8 a 25 anos, sendo uma iniciativa de investimento e incentivo ao desenvolvimento esportivo da capital, ajudando jovens a se capacitarem para viverem do esporte.
No Brasil, modalidades esportivas olimpíadas recebem pouco investimento, tanto por parte da iniciativa privada quanto por parte do Estado, nas olimpíadas, diversas histórias de superação e sacrifícios em amor ao esporte vem a tona por parte dos atletas brasileiros que se dedicam para alcançar o topo do mundo em suas modalidades, e uma das maneiras de ajudar novos atletas é através de políticas públicas voltadas a jovens que sonham em se tornar atletas profissionais.
Um dos exemplos de grande sucesso do investimento da Bolsa Atleta é a medalhista de atletismo Vanessa Sena, de apenas 18 anos, hoje patrocinada por uma grande marca de vestuário esportivo, fez parte do programa por muito tempo, e comentou sobre a importância desse tipo de investimento, no evento que marcou a sanção da nova Bolsa Atleta Rei Pelé. “É algo muito importante para nós atletas, é a diferença, a gente ter um salário, poder receber e arcar com os custos que não são poucos, são muitos”. Expressou.
Não são apenas as modalidades menos populares que sentem dificuldades por falta de investimento público, diversos jovens que sonham em se tornarem jogadores de futebol profissional precisam contar com a sorte, ou serem muito acima da média para chamarem a atenção de clubes e em alguns casos receberem apoio financeiro, e nem todos passam pelo bolsa atleta municipal.
É o caso de Pedro Pereira de Souza, de 17 anos, morador da zona leste, que hoje faz parte da equipe sub-20 do Água Santa. O jovem atleta jamais obteve recursos vindos por parte da prefeitura, mas com seu talento e esforço conseguiu bolsas de estudo que garantiram sua educação através do esporte. “Eu ia estudar e jogar pelo colégio alguns campeonatos externos que tivessem, pra eu estar atuando e ajudando o colégio nessas competições, e foi um colégio que me abriu as portas de forma magnífica, estudei nesse colégio por 5 anos, no Pari, atuei por 3 campeonatos no colégio, onde fui campeão em um e em dois fui eliminado nas semifinais. Infelizmente na época meus pais não tinham condição alguma de pagar uma escola particular para que eu estudasse, para que minha formação fosse feita nas melhores escolas, então o que eu sou hoje devo muito a esse colégio […] Como eu tinha 100% de bolsa de estudo eu era muito exigido por conta das notas, disciplina, comportamento, então, eu era muito mais cobrado que outros alunos pagantes, então eu sempre tive que me esforçar muito, tanto no futebol, onde sempre fui muito dedicado e disciplinado quanto na escola, então eu sempre tinha que chegar em casa cansado dos treinos e estudar bastante.”
De acordo com informações do próprio site da prefeitura de São Paulo, você deve solicitar o Bolsa Atleta quando, numa modalidade individual, tenham conquistado colocação (primeiro, segundo ou terceiro lugar) em alguma prova no campeonato estadual principal de 2022 da sua modalidade promovido pela federação estadual, ou numa modalidade coletiva, você é indicado como participante do quadro/time que tenham conquistado colocação (primeiro ou segundo) em alguma prova no campeonato estadual principal de 2022 da sua modalidade e indicado pela federação estadual.
O auxílio tem um valor que varia de R$ 700,00 a R$ 2100,00 e é voltado para atletas sem nenhum tipo de patrocínio que praticam modalidades disputadas em competições como Olimpiadas e Jogos Pan-namericanos, o Bolsa Atleta esta com inscrições abertas até o dia 3 de Dezembro, para saber mais, você pode conferir no www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/esportes/bolsa_atleta

A Central de Notícias da Rádio CAMINHO PARA A VIDA é uma iniciativa do Projeto “A PRODUÇÃO JORNALÍSTICA DA PERIFERIA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

VÍDEO:

INFORMATIVO: