Exposição gratuita leva experiência com robôs à população paulistana
O espaço do centro cultural Japan House eleva o nível de interação entre as pessoas e os robôs.
Convivendo com robôs, é uma exposição gratuita da Japan House, que retrata a experiência de um cotidiano robotizado, o objetivo é familiarizar o visitante com o futuro iminente, a coexistência entre máquinas e humanos.
A exposição não é, exatamente, uma obra de ficção lúdica, mas sim, uma maneira de aproximar a tecnologia ao dia a dia da sociedade, expondo o futuro da robótica ao desenvolvimento social, relacionando as duas esferas. A visitante Sabrina Shoji comentou sobre sua visão em relação a tecnologia e a inteligência artificial.
“Eu acho que praticamente tudo na vida tem um lado bom e um lado ruim, ou depende do que e pra que você usa, eu acho que ajuda bastante, principalmente em celulares, claro que tem que ter um certo limite, mas por enquanto ajuda mais do que atrapalha.”
O tema da exposição é justamente aproximar o visitante dos chamados “robôs amigáveis”
projetados para se relacionarem com os humanos de maneira simpática, segura e colaborativa.
A exposição conta com 11 robôs, que são divididos em 4 categorias, sendo elas: colegas de trabalho, companheiros, comunicativos e os que ajudam os humanos. A mostra ainda conta com uma linha do tempo sobre a história do robô no Japão e no mundo, considerando a realidade e a ficção científica. A experiência interativa chamou a atenção de Sabrina.
“Eu vi no Instagram e quis vim ver, a exposição que eu mais gostei foi da corujinha de roupa, eu achei ela muito fofinha porque ele tem os olhos, e eu falei oi em japonês e ela começou a bater as asas, eu achei muito fofinho, mas tiveram alguns que eu tive um pouco de medo.”
A mostra tem classificação indicativa para crianças a partir dos seis anos de idade. As vagas são limitadas e as senhas para participar ficam disponíveis para retirada no espaço expositivo 10 minutos antes das atividades. As sessões duram por volta de 30 minutos e é importante higienizar bem as mãos, antes das interações.
O Japan House está localizado na Avenida Paulista, número 52 região da Bela Vista. A exposição conta com experiências especiais com os robôs, Pepper, um dos primeiros robôs humanoides capazes de expressar emoções, e Necomimi, um dispositivo que utiliza as ondas cerebrais para expressar sentimentos antes de palavras serem ditas tem seções específicas.
As sessões de Necomimi acontecem das terças às sextas-feiras com horários entre 10h e 17h, enquanto aos sábados, domingos e feriados, as sessões são entre 10h e 18h. Já as sessões de Pepper são de terça a sexta entre 10h30 e 16h30, enquanto aos sábados, domingos e feriados os horários são entre 10h30 e 18h30.
A Central de Notícias da Rádio CAMINHO PARA A VIDA é uma iniciativa do Projeto “A PRODUÇÃO JORNALÍSTICA DA PERIFERIA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.