Ricardo Nunes comenta sobre ampliação da Faixa Azul
O prefeito afirma que a intenção é expandir o projeto para mais vias da capital e a meta é ter 220 km de faixa azul até o fim de 2024
Por Gabriel Nassif
Em coletiva com a imprensa local da região do Butantã, durante a iniciativa Prefeitura Presente, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) comentou sobre a ampliação do projeto da faixa azul. O encontro aconteceu no último dia 25 de abril, quinta-feira.
Atualmente, a capital possui 90 km de faixa azul. O projeto-piloto foi implantado na Avenida 23 de Maio por causa do alto volume de tráfego de motocicletas. Além disso, o índice de acidentes com moto era de 78%.
Em conversa com a reportagem da Central de Notícias das Rádios Comunitárias, Ricardo Nunes explicou sobre a implementação de novas faixas azul para outras vias da cidade.
“Até o final do ano a gente completa 200 km” disse o prefeito.
“A faixa azul é uma das ações que a gente tomou e que eu tenho maior orgulho, porque salvou muitas vidas; salvou muitas pessoas de acidente”, completou Nunes.
De acordo com dados disponibilizados pela prefeitura de São Paulo, atualmente existem 1,3 milhão de motos em circulação pela cidade. O objetivo da faixa azul é tornar o tráfego para motociclistas mais seguro.
O motofretista, Danilo Vicci, aprova a ampliação das faixas azul para mais vias da capital.
“Eu aprovo 100%. Não tem como deixar sem essa faixa azul; tem que expandir cada vez mais”, comentou.
“São Paulo todo precisa. Era a Radial Leste e a 23 (de Maio) que tinham o maior índice de acidente. Já fizeram a 23, a Washington Luiz, falta a Radial, que está em andamento” complementa o motofretista.
Ele também relata sobre os benefícios que o projeto trouxe aos motociclistas. “Tem muito pai voltando para casa, para rever suas famílias, então não tem palavras pra dizer que não ficou bom” concluiu Danilo.
Em maio de 2023 o projeto da faixa azul completou um ano de implantação e mostrou sua eficiência. Segundo informações divulgadas pela prefeitura, no período de 12 meses, foram registrados 98 acidentes. Desse total, 44 não geraram feridos e dos outros 54 acidentes, 86,4% das vítimas tiveram ferimentos leves e apenas 13,5% se feriram gravemente.
A Central de Notícias da Rádio CAMINHO PARA A VIDA é uma iniciativa do Projeto “A PRODUÇÃO JORNALÍSTICA DA PERIFERIA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.