São Paulo: Dezembro fecha com chuvas abaixo da média histórica, segundo Inmet
Expectativa para o primeiro trimestre do ano é de calor e temperaturas acima do normal
Em São Paulo, no mês de dezembro as chuvas na cidade ficaram abaixo da média histórica, de acordo com boletim divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O acumulado do mês foi de 167,6 milímetros de chuva no Mirante do Santana, na Zona Norte da cidade, e esse valor representa um desvio de, aproximadamente, 25% abaixo da média.
Segundo o Inmet, o ano de 2021 teve, em média, chuvas 26% menores e nove meses do ano tiveram chuvas abaixo do esperado.
Para 2022, de acordo com Marcelo Schneider, meteorologista do instituto, a expectativa é que o tempo se mantenha estável e com chuvas no estado de São Paulo nos primeiros dias de janeiro.
“Essa primeira semana continua sendo mais chuvosa na parte central e norte do estado e a tendência é de que, principalmente a partir da semana que vem, mais áreas começam a receber chuva. Então deve voltar a chover no estado como um todo nesses dez primeiros dias”.
Para os demais meses, segundo o meteorologista, a expectativa é de que a temperatura fique acima do normal e o clima fique mais seco. “A partir da próxima semana a tendência é de calor com temperaturas mais elevadas”, finaliza o especialista.
Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.