Em São Paulo, cresce em 75% o atendimento à mulheres vítimas de violência

SMDHC mostra em pesquisa que afrouxamento das medidas restritivas encorajou mulheres a denunciarem violências

Foto: Reprodução AdobeStock

Balanço disponibilizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) apontou que, na cidade de São Paulo, o atendimento a mulheres vítimas de algum tipo de violência na metrópole aumentou em 75% em relação ao ano de 2020.
Ao total do ano de 2021, 41.212 mulheres foram atendidas por algum dos serviços de proteção disponibilizados pela prefeitura. Na maior parte dos meses, os atendimentos ficaram acima dos 3 mil e, em agosto, foi registrado um recorde: 4.343 mulheres em busca de ajuda.
A pesquisa apontou que, com o afrouxamento de medidas de distanciamento por conta do avanço da vacinação e diminuição dos casos de covid-19, encorajou muitas mulheres a procurarem pelos serviços de auxílio à vítima.
Outro fator apontado pelo levantamento para o aumento da procura por ajuda foi uma maior conscientização das vítimas sobre seus direitos.
A central de denúncias da prefeitura funciona pelo telefone 156, a ligação é gratuita e o serviço funciona 24h por dia.

reportagem por Andreza Silva

Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Informativo: Em São Paulo, cresce em 75% o atendimento à mulheres vítimas de violência