Na Zona Leste, ONG auxilia moradores da região na denúncia de violação de direitos humanos
Foto: Reprodução AdobeStock
Centro de Direitos Humanos de Sapopemba funciona há mais de 20 anos e oferece, além de auxílio judicial a moradores da Zona Leste, cursos e oficinas para educadores
Fundada em 2001, na Zona Leste da capital paulista, a Organização Não Governamental (ONG) Centro de Direitos Humanos de Sapopemba “Pablo Gonzales Olalla” busca mobilizar a população da região na luta pela garantia dos direitos básicos para todos.
Ligado a movimentos sociais da região, o centro busca criar bases de apoio às comunidades locais prestando serviços para a denúncia de violações de direitos, às vezes nem conhecidos pelas populações mais carentes, como violência policial.
O Centro também funciona como escola para formar agentes sociais para exercerem a defesa da cidadania junto ao povo e oferece cursos, oficinas e seminários para educadores, lideranças comunitárias e demais profissionais.
Para a população, a ong oferta serviços de assessoria jurídica, socioassitencial e psicológica, acompanhando casos da região e propondo Ação Civil Pública ou Mandado de Segurança Coletivo na proteção dos direitos de crianças, mulheres, idosos e demais grupos sociais expostos a quaisquer tipos de discriminação.
Advogado do Centro, Damazio Gomes da Silva explicou como funciona a atuação do CDHS.
“O centro atua desde 2001 na região, nascendo através de lutas e movimentos. Nossa missão é fazer o controle de políticas públicas, articular com entidades locais e a nível nacional. Além disso, temos um plantão jurídico prestando orientações que envolvem vários temas, como violência policial, previdência, encarceramento e questões familiares”, explica Silva.
REPORTAGEM POR ANDREZA SILVA
Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.