Chuvas em São Paulo provocam mais de 30 mortes e afeta diversos municípios
As últimas semanas foram de intensas chuvas em toda a região metropolitana de São Paulo. Em todo o estado, estima-se que 34 pessoas tenham perdido a vida em decorrência de acidentes provocados pelas pancadas de chuva.
Além das vítimas, diversos locais ficaram submersos com o transbordamento de rios e córregos nas regiões do estado de São Paulo. No fim do mês de janeiro, todo o estado esteve em estado de alerta para “perigo” de chuvas intensas. Ao menos 5 mil famílias ficaram desabrigadas ou desalojadas.
Nesta sexta-feira (4), o Corpo de Bombeiros do estado encontrou mais um corpo de uma vítima de deslizamento, essa em Franco da Rocha, na Região Metropolitana de São Paulo. Lá foram registrados 18 óbitos no total.
Em todo o estado, 39 municípios foram afetados, dentre eles: Franco da Rocha, Francisco Morato, Várzea Paulista, Embu das Artes, Arujá, Ribeirão Preto, Jaú e Itapevi.
Na zona leste de São Paulo, apesar de não ter sido registrado nenhuma vítima fatal em decorrência de acidentes envolvendo chuva, o bairro de Vila Bela passou por uma situação de calamidade.
Moradores do local reclamam da falta de saneamento e ruas não devidamente asfaltadas, o que dificulta a mobilização da população em temporadas de chuva e favorece deslizamentos e alagamentos.
Thaise Pacheco, que é professora e moradora da região há mais de 20 anos, relata passar pelo problema anualmente. Na penúltima sexta-feira de janeiro, ela organizou uma manifestação em frente à subprefeitura de São Mateus para que respostas ao problema fossem cobradas.
“Moro no Vila Bela há mais de 20 anos e a situação do bairro é bem trágica, o povo tá nessa situação de abandono e esquecimento há mais de três décadas. Organizamos uma manifestação na frente da subprefeitura, tivemos uma reunião com alguns representantes e lá protocolamos um documento em busca de maior transparência com as demandas do bairro”, explica.
REPORTAGEM POR ANDREZA SILVA
Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.