Transporte: Linha 15-Prata do Metrô será ampliada até Jacu Pêssego
Na última terça-feira (1), o Metrô de São Paulo assinou contrato para ampliação da Linha 15-Prata até a Jacu Pêssego. Para a obra, serão construídas duas estações e um pátio de manutenção que ampliará a linha em, aproximadamente, 3 km.
O documento foi firmado com o Consórcio Expresso Boa Esperança, que é formado pela Construtora Queiroz Galvão, e que deve estipular prazos para construção e entrega do projeto. A meta é que a conclusão aconteça até 2024.
Visando atender esse novo trecho, em janeiro deste ano, o Metrô encomendou 19 novos trens, o que fez com que a linha 15 chegasse ao número de 46 unidades, favorecendo a redução do intervalo de circulação em toda a linha.
O Metrô São Paulo também trabalha na conclusão do edital de obras que expandem a linha no sentido oeste pós-vila prudente, onde será construída a estação Ipiranga – que permite conexão com a Linha 10- Turquesa da CPTM e auxilia o passageiro que queira ir ao centro da cidade ou ao ABC.
A Linha 15-Prata, atualmente possui quase 15 km de extensão e 11 estações, sendo a do Jardim Colonial a mais recente. A redução de tempo que um passageiro leva para cruzar o extremo leste da cidade ao centro é de quase 50% graças ao monotrilho. Com a construção das estações Ipiranga e Jacu Pêssego, a linha 15 passará a ter 14 estações e quase 20 km de extensão.
REPORTAGEM POR ANDREZA SILVA
Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.