Mapeamento de áreas de riscos, orientação e prevenção para evitar catástrofes

Um mapeamento de áreas de risco e prevenção com planejamento urbano, no combate às enchentes e proteção à vida, é tema de estudos e orientação para órgãos públicos que trabalham na linha de frente das catástrofes causadas por mudanças climáticas, como a defesa civil e o corpo de Bombeiros.

No Brasil, vêm sendo realizados vários projetos no sentido de reestruturação de algumas áreas, conscientização da população em áreas que sofrem constantes ameaças com chuvas intensas.

As áreas de risco são regiões onde é recomendada a não construção de casas ou instalações, pois são muito expostas a desastres naturais, como desabamentos e Inundações. Essas regiões vêm crescendo constantemente nos últimos 10 anos, principalmente devido à própria ação humana.

As principais áreas de risco são aquelas sob encostas de morros inclinados ou à beira de rios. Existem vários serviços de assistência à população em casos de emergência. A principal instituição responsável pelo monitoramento das áreas de risco é a defesa civil.

Na prevenção aos desastres naturais, inúmeras medidas podem ser adotadas, como evitar os cortes verticais do talude e a plantação de bananeiras, que é uma planta pesada e de raiz superficial nas encostas, dando preferência às plantas mais leves e de raízes profundas, como o bambu. Não jogar lixo nas encostas, córregos e Bocas-de-lobo. Construir calhas nos telhados e canaletas no solo.

Outras medidas para evitar alagamentos como manter limpos os ralos, esgotos, galerias, valas e aterrar buracos que acumulam água, reforçar muros e paredes pouco confiáveis. Não construir moradias às margens de cursos d’água, sobre aterros ou próximos de brejos. De preferência construir a casa sempre em nível mais elevado que o curso d’água mais próximo.

Todas essas medidas a defesa civil presente por todas as cidades mantém um canal de informação para que a população tenha acesso à informação, junto às prefeituras. O corpo de bombeiros também realiza ações de prevenção e emissão de laudos técnicos, para a construção de casas, e tem a função de buscas, salvamento, proteção e resgate de pessoas e objetos em caso de fato consumado ou de consumação iminente.

Em caso de riscos, tanto a defesa civil quanto os bombeiros podem realizar ações com a comunidade na prevenção, socorro,assistência e recuperação, com objetivos principais, planejar e promover a defesa permanente contra desastres, atuar na iminência e em situações de emergência e prevenir ou minimizar danos, socorrer e assistir populações atingidas e recuperar áreas afetadas por desastres.

O telefone da defesa civil é o 199 e do corpo de bombeiros 193

REPORTAGEM POR MARCIA BRASIL

A Central de Notícias da Rádio CAMINHO PARA A VIDA é uma iniciativa do Projeto A MÚSICA BRASILEIRA NOS ANOS 50.

Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

VÍDEO: Mapeamento de áreas de riscos, orientação e prevenção para evitar catástrofes

INFORMATIVO: Mapeamento de áreas de riscos, orientação e prevenção para evitar catástrofes