Gelotecas levam cultura e incentivo à leitura para as periferias

Um projeto inovador e criativo tem levado cultura e incentivo à leitura de uma forma diferenciada para diversas regiões de São Paulo e do Brasil. Geladeiras recicladas  se tornam minibibliotecas, que levam arte e livros para a população, são as “Gelotecas”.

O projeto surgiu em 2016, por iniciativa do professor e artista plástico, João Belmonte que recebia livros doados e tinha uma biblioteca comunitária na região que ele mora em Guaianases, zona leste. Com o passar do tempo, ele teve a ideia de distribuir os livros recebidos em cestas básicas para as pessoas carentes.

Após essas primeiras iniciativas, surgiu a ideia de pegar livros doados, geladeiras recicladas e distribuir livros nas periferias.

Na capital paulista existem mais de 170 “Gelotecas” distribuídas pela cidade. Nas estações de trem da CPTM, área de maior circulação de pessoas, existem 19  unidades.

Quem quiser doar livros para as “Gelotecas” é muito simples, basta deixar os livros doados em um dos pontos, assim o projeto tenta fazer com que a doação de livro aconteça de forma orgânica e espontânea na periferia.

“São seis anos de projeto, com unidades espalhadas pelo país inteiro. Na nossa rede nacional são seis estados, mais de 500 geladeiras. A “Geloteca” é um  projeto de educação popular social que tem como intuito levar informação através dos desenhos nas geladeiras, porque ela não é só enfeitada, ela tem um diálogo de provocação da literatura, através da poesias que eu escrevo nas laterais das geladeiras e das homenagens que a gente faz a pessoas populares e escritores negros”, afirma o artista e professor João Belmonte.

REPORTAGEM POR DIANE COSTA

A Central de Notícias da Rádio CAMINHO PARA A VIDA é uma iniciativa do Projeto A MÚSICA BRASILEIRA NOS ANOS 50.

Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

INFORMATIVO: Gelotecas levam cultura e incentivo à leitura para as periferias