Saiba o papel do Conselho Municipal do Livro para cidade
O Conselho Municipal do livro prevê a implementação do Plano do Livro para cidade de São Paulo. Ele trata sobre o processo de redemocratização do acesso ao livro, desenvolvimento de acessos literários e da formação e mediação de novos leitores e leitoras.
Esse plano coloca para a cidade metas de curto, médio e longo prazo. E o conselho cumpre o papel de fiscalização para ver se essas metas estão sendo seguidas. O plano do Livro foi criado em 2015 e em 2017 a prefeitura decretou a criação do conselho para implementá-lo.
O conselho é composto por 16 integrantes, oito como membros titulares e oito como suplentes. Em dezembro foi eleita a nova gestão do Conselho do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca pelo período 2022 e 2023.
Integram o conselho representantes: da educação básica, das bibliotecas, dos centros de pesquisa universidade e faculdades, dos coletivos culturais relacionados à leitura e literatura, dos escritores e do mercado do livro.
A Conselheira eleita Sophia Castellano, destaca a importância do acompanhamento da sociedade civil organizada dentro do Conselho.
“É muito importante esse acompanhamento para cumprir as metas do Plano do Livro, a gente deu saltos de qualidade nos últimos tempos em relação a isso. Vale ressaltar, por exemplo, verbas, desenvolvimento de editais de compras de livros, desenvolvimento da livrodiversidade, enfim uma série de medidas que têm fortalecido e desenvolvido o Plano do Livro na cidade de São Paulo rumo a uma SP leitora”, aponta Castellano.
A Central de Notícias da Rádio CAMINHO PARA A VIDA é uma iniciativa do Projeto A MÚSICA BRASILEIRA NOS ANOS 50.
Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.