Racismo Estrutural

Racismo estrutural é o termo usado para descrever o fato de que existem sociedades estruturadas com base na discriminação que privilegia algumas raças em detrimento das outras. No Brasil, essa distinção favorece os brancos e desfavorece negros e indígenas.

Mesmo hoje em dia com uma sociedade evoluídas em determinados assuntos, e consciente sobre a causa do movimento negro, ainda hoje nos deparamos com algo desse tipo, e por mais que as leis garantam a igualdade entre os povos, o racismo é um processo histórico que modela a sociedade até hoje. Uma prova disso é o dado relevante da violência contra a população negra é que a cada 23 minutos um jovem negro é assassinado no Brasil.

Ao conversarmos com Graça Xavier, Bacharel em Direito Especialista em Direitos humanos e Políticas públicas; Coordenação Executiva União Nacional por Moradia Popular, perguntamos a ela como podemos desconstruir o racismo estrutural na nossa sociedade atual? Ela nos respondeu dizendo:  A melhor forma de desconstruir o racismo estrutural é como diálogo, conversando e debatendo sobre o tema em todos os lugares que passamos principalmente no ambiente familiar”.

A Central de Notícias da Rádio CAMINHO PARA A VIDA é uma iniciativa do Projeto A MÚSICA BRASILEIRA NOS ANOS 50.

Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

INFORMATIVO: Racismo Estrutural