Capital paulista sofre com fortes chuvas no verão

Zona leste tem lidado com diversos pontos de alagamento.

A cidade de São Paulo é apelidada por algumas pessoas de selva de concreto, e este nome vem dos inúmeros prédios e construções que o município ostenta, porém, a cidade sofre com um problema velho conhecido dos paulistanos, no período de verão, as chuvas corriqueiras da estação geram grandes prejuízos para os moradores da capital paulista, o intenso volume de água que cai sobre a cidade gera inúmeros pontos de alagamentos todos os anos, mesmo com diferentes obras de escoamento sendo realizadas por diferentes gestões.

O prefeito Ricardo Nunes, também tem tomado medidas para melhorar as condições de São Paulo no período de fortes chuvas e temporais, uma delas foi a intensificação nos projetos de descarte de lixos e entulhos pelo município, projeto de Lei que já está na câmara municipal, mas também o administrador municipal comentou em entrevista ao “TV 247” sobre as obras de escoamento e armazenamento das águas das chuvas.

“Hoje, o que a gente conseguiu avançar, a gente conseguiu avançar bastante em tecnologia, é algo que a gente não vê, não é perceptível, mas por exemplo, a gente tem hoje a telemetria, de todos os piscinões e polders da cidade, isso ajuda bastante, um centro de monitoramento com relação ao controle de enchentes, para poder bombear água do rio pinheiros para a Billings, da Billings para o Pinheiros, para o Tietê, isso tem ajudado bastante, e o grande investimento, o prefeito Bruno Covas, fez entre piscinões e polders, 14, eu já inaugurei 3 neste período que eu estou (em mandato), estamos hoje em construção com 6 e vamos entregar, até o final do mandato, além destes que estão em obra, mais uns 8, portanto, um grande investimento.”

O prefeito da capital paulista também comentou sobre a região da zona leste, Jardim Pantanal, e sobre como o trabalho das obras para evitar que essas enxurradas gerem prejuízo para a população são complexos.

“Jardim Pantanal por exemplo, é um local que toda vez alaga, até pelo próprio nome é pantanal, está muito ali no nível do rio, e a gente vai ter que fazer ali um duque para segurar aquela água, então é uma obra mais demorada, mais complexa, mas por conta desta questão geográfica onde se encontra o Jardim Pantanal, mas também, hoje a gente tem um nível de alagamento naquela região menor do que tínhamos no passado, porque a gente já fez obras ali no Jardim Helena, de contenção do córrego e estamos avançando bastante nesta questão, então eu acho que hoje, a cidade tem bastante pra fazer, mas pode também, com muita tranquilidade, com muita certeza comemorar o avanço que a gente já teve nesse controle de enchentes.”

Na zona leste, outros pontos também sofrem com as fortes chuvas oriundas do verão, que todos os anos sofrem com problemas de escoamento das águas da região. No dia 8 de março de 2023, por exemplo, segundo informações do CGESP (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo), só na zona leste, 14 pontos e vias estavam com problemas de acúmulo de água, o que impediu o trânsito nas regiões no período entre às 17h até as 20h, foram eles: Em Itaquera, todas, em ambos os sentidos, a Av. José Pinheiro Borges, a Rua Carolina Fonseca, a Av. Padre Viegas de Menezes, e a Av. Itaquera. Em São Miguel Paulista a Rua Asdrúbal, a Rua Américo Sugai, e a Av. Mal Tito.

Na região da Penha e da Mooca, a Rua José de Alencar, a Av. São Miguel e a Av. Celso Garcia. A Av. Aricanduva também sofreu com as fortes chuvas, além da Av. Prof Luiz Ignácio Anhaia Mello, no bairro da Vila Prudente. Por isso é sempre importante para os paulistanos ficar de olho na previsão do tempo antes de sair de casa, para evitar rotas com risco de alagamento.

A Central de Notícias da Rádio CAMINHO PARA A VIDA é uma iniciativa do Projeto Meritocracia: um mito social. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

VÍDEO: Capital paulista sofre com fortes chuvas no verão

INFORMATIVO: Capital paulista sofre com fortes chuvas no verão