Fórmula E chega em São Paulo pela primeira vez

Evento de automobilismo com motores elétricos será atração na capital paulista.

A cidade de São Paulo costuma receber grandes eventos de nível mundial, como os que aconteceram entre os dias 10 e 18 de Março no estádio do Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, com a banda Coldplay que é mundialmente aclamada.

O município também recebeu recentemente outra banda conhecida pelos arredores do planeta, a banda Imagine Dragons se apresentou no último dia 28 de Fevereiro no Allianz Parque. Mas não apenas espetáculos musicais trazem para a capital paulista todo o seu talento, a cidade também é palco de inúmeros eventos esportivos, um dos nichos que atua na cidade é o automobilismo, que todos anos entra no calendário da Fórmula 1 com o autódromo de Interlagos.

Mas antes de vermos os motores a combustão dos carros da mais alta categoria automotiva correndo em solo brasileiro, São Paulo recebe no dia 25 de Março os motores elétricos de outro evento, também organizado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), a Fórmula E no sambódromo do Anhembi.

De acordo com notícia divulgada pela própria prefeitura de São Paulo, a Fórmula E, deve movimentar cerca de R$ 300 milhões na cidade, além de gerar 3 mil empregos com um investimento próximo a 38 milhões. Esta é a primeira vez que São Paulo recebe o evento, e de acordo com o diretor da categoria na América Latina, Álvaro Buenaventura, a cidade deve receber o evento por 5 anos.

O engenheiro mecânico Gabriel Garcia, explica um pouco da importância da modalidade. “Ela é uma competição de engenharia, e essa competição possui grandes investimentos para veículos que são levados ao limite, e no final das contas este é o cenário ideal para grandes inovações, se pegarmos os parceiro mais antigo como exemplo, a fórmula 1, muitas inovações saíram das corridas e foram adaptadas aos veículos de passeio, como o freio a disco, que é mais seguro, o câmbio a borboleta que possibilita que se troque as marchas sem tirar as mão do volante, além de várias contribuições para o sistema de tração, e o como são desenvolvidos os pneus hoje em dia, que saíram do berçário da Fórmula 1”

A chegada do evento vai muito além de apenas uma atração para entretenimento, além de movimentar bastante a economia, o conceito de veículos elétricos é uma ideia a ser mais propagada pela prefeitura, a atual prioridade é cumprir Lei de Mudanças Climáticas e do Programa de Metas da Prefeitura que espera ter cerca de 2600 novos ônibus elétricos nas rotas paulistas. Gabriel também esclarece as diferenças entre o motor a combustão e o motor elétrico. “Se você for comparar o funcionamento de um motor a combustão com o motor elétrico, eles praticamente não compartilham nenhuma semelhança, o motor a combustão funciona a partir de uma mistura de ar com um combustível inflamável, que pode ser diesel, gas gnv etanol ou então gasolina, que são os mais comuns, e essa mistura é colocada em uma câmara, que sofre combustão, que é basicamente uma explosão controlada, a energia desta explosão empurra o pistão, que aciona um eixo e faz a roda do carro girar, e assim ele se movimenta, o gás que é queimado nesta câmara é rejeitado no escapamento, e este gás é rico em CO2 (dióxido de carbono) que é um poluente. Já o motor elétrico, funciona a partir de uma bateria que alimenta ele, e tem duas principais partes, o estator e o rotor, o estator é a parte que fica fixa, e o rotor a parte que rotaciona, eles possuem eletroímãs e bobinas, e a interação deles com a corrente elétrica faz com que se gere uma força eletromagnética, que rotaciona o rotor e consequentemente o eixo do carro, o fazendo se mover.”

A introdução e o incentivo de veículos elétricos também está relacionada ao PlanClima SP (Plano de Ação Climática do Município de São Paulo) que visa desenvolver na cidade uma redução na emissão de gases poluentes, a meta é que até o ano de 2050 a capital paulista zere a emissão de gás carbônico.

Dois pilotos brasileiros estarão na disputa do E-Prix de São Paulo, o paulista de 38 anos Lucas Di Grassi, com o carro da Mahindra Racing, e o Sérgio Sette Câmara, mineiro, de apenas 24 anos, que corre pela NIO 333 Racing. Para a locomoção da população até o evento, a prefeitura de São Paulo criará uma linha de ônibus exclusiva e direta, que contará com frota mista, com unidades elétricas e com motor a combustão do terminal Tietê ao Anhembi.

A Central de Notícias da Rádio CAMINHO PARA A VIDA é uma iniciativa do Projeto Meritocracia: um mito social. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

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