Parque público é opção de lazer na zona leste da capital

Localizado em Itaquera, o Parque do Carmo oferece uma vasta área verde para os paulistanos.

O período de férias acabou, mas os moradores da capital paulista ainda podem se programar para um passeio no final de semana com a família. A cidade tem inúmeros lugares em potencial para um momento de lazer rápido e barato, sejam museus, lugares históricos ou parques.

Para os moradores da zona leste, uma opção interessante é o Parque do Carmo, um local recheado de natureza e um vasto espaço para passar um tempo com a família e amigos, o local também é uma boa opção para levar seu pet para fazer algum exercício e ter contato com uma segura área verde.

O Parque do Carmo, Olavo Egydio Setúbal foi fundado em 1976, e conta com 1.5 milhão de m² que contam com diversas atrações como, lagos, campos de futebol, museu do meio ambiente, playgrounds, monumentos à Imigração Japonesa, bosque da leitura, Viveiro Arthur Etzel além de áreas para churrasco, quiosques, e uma grande área com grama que pode ser utilizada para realizar um piquenique. O espaço é uma ótima oportunidade para realizar passeios em família, como fizeram Vitor e Larissa, ao levarem a filha Valentina para passear.

“ Eu frequento aqui desde criança, desde uns 3, 4 anos de idade, já frequentava aqui com a minha mãe, com a minha avó, vinha sempre, agora esses tempos eu estava um pouco sem vir, mas estou voltando agora aos poucos, trazendo ela (filha) tentando trazer ela sempre, pra curtir, o parque é muito bom e que tem mais perto, por que eu sou de São Mateus”. disse Vitor.

Larissa, esposa de Vitor, também relatou sua experiência. “ A gente viu que sábado e domingo teve corrida comunitária aqui, tem a época do festival das cerejeiras que é, muito bacana, cultura que compartilham com a gente um pouco da cultura deles, a gente pode participar junto com eles, e a questão de passar de geração em geração, como ele falou, ele vinha com os pais dele, eu também vinha com os meus pais, meus pais vinham com os pais deles, no caso, meus avós, e a gente passa de geração em geração, e é um parque muito conservado né, a gente não vê sujeira, a gente não vê o pessoal usando drogas, bebendo então é bem família mesmo, a gente se sente acolhido aqui, por isso a gente traz ela.”

O Parque costuma ser palco de diversos eventos que configuram grandes atrações para a região, um de seus mais famosos festivais é a Festa das Cerejeiras, que comemora a florada da árvore que é símbolo do Japão, a festa traz à tona diversas características da cultura oriental, como a culinária típica e até mesmo, como foi em 2022, com shows e apresentações da cultura japonesa.

A diversidade natural também é um grande atrativo do parque, que conta com cerca de 6 mil árvores, com eucaliptais (Eucalyptus sp.) remanescentes da mata atlântica, além de cerejeiras, bambu chineses e diversas outras espécies de árvores e plantas que compõem a rica flora do parque. A fauna do Parque do Carmo é constituída por 193 espécies registradas de acordo com a prefeitura de São Paulo, sendo 164 vertebrados e 29 invertebrados.

O local conta com vendedores que ficam nas principais entradas do parque, oferecendo uma pequena variedade de alimentos para serem consumidos no local, nós conversamos com o Kriger que trabalha vendendo lanches no parque há 18 anos.

“Trabalho aqui no Parque do Carmo já fazem 18 anos, e aqui o movimento é bom, estacionamento gratuito, pode chegar às 6 da manhã e sair às 8 da noite, tem brinquedo para as crianças, tem muito segurança ” relatou. Kriger ainda comentou que os eventos ajudam bastante a movimentar o parque.

O Parque do Carmo está localizado na Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 em Itaquera com horário de funcionamento das 5h30 até às 20h, para entrar em contato basta ligar no telefone (11) 2748-0010 / 2746-5001

A Central de Notícias da Rádio CAMINHO PARA A VIDA é uma iniciativa do Projeto Meritocracia: um mito social. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

VÍDEO: Parque público é opção de lazer na zona leste da capital

INFORMATIVO: Parque público é opção de lazer na zona leste da capital