Gratuidade dos ônibus ao domingo começa em São Paulo
A capital teve seu primeiro domingo de tarifa zero no transporte público coletivo.
O primeiro domingo do projeto “Domingão Tarifa Zero” promovido pela prefeitura da cidade de São Paulo aconteceu no último dia 17 de Dezembro, a população paulistana pôde utilizar o transporte coletivo sem pagamento algum de taxa durante todo o domingo, foram mais de 2,9 milhões de passageiros registrados.
O transporte público coletivo do município de São Paulo é um dos serviços mais importantes e utilizados por toda a população paulistana, isto porque, a cidade possui mais de 1500 km² de extensão territorial, que abrigam diversas áreas de diversidade cultural, atrações e pontos de interesse em cada região.
O prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, comentou sobre os objetivos do projeto:
“Possibilitar que as pessoas conheçam a cidade, possam curtir a cidade, a gente tem aos domingos, 4830 ônibus que circulam em São Paulo, e hoje é utilizado apenas 40%, 60% é ocioso, a gente está dando a gratuidade, porque vai aumentar o número de pessoas utilizando o transporte coletivo de algo que a gente já pagava e estava ocioso, e as pessoas poderem conhecer a cidade e ir nos parques, ir nos 112 parques, equipamentos culturais, equipamentos esportivos, visitar o centro, parentes, enfim, fazer o uso da sua cidade, o trabalhador, recebe o vale transporte, na sua grande maioria para durante a semana trabalhar, e no final de semana, fica ali as vezes em casa, sem a possibilidade de, com a sua família, poder fazer o seu lazer, curtir as atividades culturais da cidade, conhecer a cidade”.
A capital paulista também é conhecida como um centro econômico muito forte, que possibilita geração de emprego e oportunidades no mercado de trabalho, neste quesito, é onde o transporte público coletivo se destaca, sendo o período de segunda a sexta-feira, onde há maior circulação de pessoas nas linhas de ônibus públicos.
Entendendo a menor adesão da população ao transporte coletivo aos domingos, o prefeito explicou quais eram as expectativas para o domingo de tarifa zero: “Hoje nós temos 2 milhões e 200 mil passageiros que utilizam o transporte aos domingos, agora a gente tem uma expectativa, se dobrar vai para 4 milhões e 400 mil, pras pessoas poderem realmente sair e curtir a cidade. Então já temos hoje 2 milhões e 200 que utilizam o transporte aos domingos, e a expectativa é a gente ter pelo menos, um aumento de 50%, e se chegar a dobrar a quantidade de ônibus ainda fica suficiente, porque se dobrar de 2 milhões e 200 mil para 4 milhões e 400 mil, a gente vai ter 80% do uso e ainda vai ficar com 20% ocioso, então tem espaço”.
O prefeito ainda garantiu que, a partir de agora, até o final de seu mandato, os ônibus seguirão com tarifa zero todos os domingos, além da gratuidade no dia 25 de Dezembro (natal), 1 de Janeiro (ano novo) e 25 de janeiro (aniversário da cidade). Para acessar os ônibus com tarifa zero basta acionar seu bilhete único na catraca que ela será liberada sem nenhuma cobrança, caso não possua o bilhete na catraca poderá ser liberada pelo cobrador, ou motorista.
A Central de Notícias da Rádio CAMINHO PARA A VIDA é uma iniciativa do Projeto “A PRODUÇÃO JORNALÍSTICA DA PERIFERIA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.