Exposição Dos Brasis no SESC Belenzinho acontece até dia 28 de janeiro
Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro é uma mostra dedicada à produção de artistas
negros, numa parceria inédita entre os regionais do Sesc em todo o país em cartaz no Sesc Belenzinho
A exposição reuni cerca de 240 artistas negros, de todos os estados do Brasil, sob curadoria de Igor Simões, em parceria com Lorraine Mendes e Marcelo Campos, equipe que investigou obras, documentos em ateliês, portfólios e coleções públicas e particulares.
A arte produzida por criadores negros e sua contribuição estética na constituição de um
pensamento sobre a arte brasileira – e sobre a própria ideia de um país, é celebrada nesta exposição, um meio de apresentar ao público, o expressivo número de artistas negros que compõem a exposição, de pesquisas realizadas em todas as regiões do Brasil com a participação do Sesc em cada estado.
O resultado é uma seleção com centenas de obras em diversas linguagens, como pintura, fotografia, escultura, instalações e videoinstalações, realizadas por artistas de distintas origens, entre o fim do século 18 e os dias atuais.
Dividido em sete núcleos – Romper, Branco Tema, Negro Vida, Amefricanas, Organização Já, Legitima Defesa e Baobá –, o espaço expositivo reúne pensamentos de importantes intelectuais negros, a exemplo de Beatriz Nascimento, Emanoel Araújo, Guerreiro Ramos, Lélia Gonzales e Luiz Gama.
Em cada núcleo, há um acervo de obras de diferentes temporalidades, linguagens e estilos que dialogam com questões como tecnologias ancestrais e afrofuturismo. A centralidade do pensamento negro no campo das artes visuais brasileiras, em diferentes tempos e lugares.
Essa é uma das principais premissas que norteiam o processo curatorial da mostra Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro, a mais abrangente exposição dedicada exclusivamente à produção de artistas negros já realizada no país.
A ideia da exposição nasceu em 2018, um projeto de pesquisa fruto do desejo institucional do Sesc em conhecer, dar visibilidade e promover a produção afro-brasileira.Para se chegar a esse expressivo e representativo número de artistas negros, presentes em todo o território nacional, foram abertas duas importantes frentes.
Na primeira, foram realizadas pesquisas em todas as regiões do Brasil com a participação do Sesc em cada estado, com o objetivo de trazer ao público vozes negras da arte brasileira.
Essas ações desdobraram-se em atividades e programas como palestras, leituras de portfólio, exposições, entre outros, com foco local.
Vale ressaltar que esse processo teve uma atenção especial para que não se limitasse apenas às capitais do país, englobando também a produção artística da população negra de diversas localidades, como cidades do interior e comunidades quilombolas.
Isaac frequenta o Sesc Belenzinho com a família, todos tem a carteirinha. Ele aproveita os espaços culturais, as piscinas, as áreas de alimentação e joga nas quadras.
“É bom aí, tem quadra, tem vôlei, tem tudo aí”
Para quem quer conhecer o Sesc Belenzinho, o espaço oferece cultura, lazer, esporte e educação para todas as idades, algumas atividades são pagas, outras gratuitas. Para usar as áreas de esporte e piscina são destinadas apenas para quem tem carteirinha como trabalhador da CLT ou aposentados do comércio.
Já para quem vai ver a mostra Dos Brasis, a exposição é gratuita e apresenta ao público trabalhos em diversas linguagens artísticas como pintura, fotografia, escultura, instalações e videoinstalações, produzidos entre o fim do século XVIII até o século XXI por 240 artistas negros, entre homens e mulheres, de todos os Estados do Brasil.
A partir deste ano, uma parte da mostra circula em espaços do Sesc por todo o Brasil pelos próximos 10 anos.
Para mais informações, acesse o site do Sesc Belenzinho.
Serviço
Sesc Belenzinho
Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro
Local: Galpão, Espaço Expositivo, Átrio, Área de Convivência e Praça
Data e horário
De 03/08 a 28/01
Terça a Domingo
Visitação: terça a sábado, das 10h às 21h. Domingos e Feriados, das 10h às 18h.
GRÁTIS
Reportagem: Márcia Brasil
Fonte: SESC Belenzinho
Imagens: Márcia Brasil
A Central de Notícias da Rádio CAMINHO PARA A VIDA é uma iniciativa do Projeto “A PRODUÇÃO JORNALÍSTICA DA PERIFERIA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.