HPV atinge mais de 50% das mulheres no Brasil
Uma pesquisa nacional realizada pelo Ministério da Saúde aponta que a taxa de infecção por HPV na região genital atinge 54,4% das mulheres sexualmente ativas e 41,6% dos homens no Brasil.
O HPV, sigla em inglês para Papilomavírus Humano, é a infecção sexualmente transmissível mais presente no mundo e também o principal causador do Câncer de Colo de Útero, sendo a origem de 70% a 90% dos casos. A grande questão é que os primeiros sintomas da infecção pelo HPV podem demorar. Há registros que vão entre 2 e 8 meses e outros que podem levar até 20 anos.
A vacina é a forma mais eficaz de prevenção contra o HPV e, a partir de agora, terá um esquema melhorado, com uma dose única que será aplicada em meninas e meninos de 9 a 14 anos, pessoas de 15 a 45 anos de idade imunocompetentes, vítimas de violência sexual e outras condições específicas. As aplicações são realizadas nas Unidades Básicas de Saúde.
A Central de Notícias da Rádio CAMINHO PARA A VIDA é uma iniciativa do Projeto “A PRODUÇÃO JORNALÍSTICA DA PERIFERIA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.