Vacina contra Dengue chega a São Paulo

Por enquanto, a capital opera com imunizantes apenas com uma faixa etária específica.

A Dengue é um problema bem conhecido pelos brasileiros, transmitida através do mosquito Aedes Aegypti, a doença viral já afetou diversas famílias ao redor do país por anos, e motivou diversas mudanças de atitudes cotidianas em busca de evitar a proliferação de seu transmissor. Em 2024, a população de São Paulo tem enfrentado um alto crescimento de casos de Dengue.

Para evitar a proliferação dos mosquitos em São Paulo, o poder público municipal realizou algumas ações para ajudar a combater focos de reprodução do Aedes Aegypti nas regiões da capital, intensificando os trabalhos e contando com auxílio de drones e equipes reforçadas em combate aos focos de reprodução. O Prefeito Ricardo Nunes, inclusive, deixou claro qual a principal maneira de combater a epidemia, em coletiva cedida à imprensa ao final de março.

“80% dos casos de Dengue estão dentro das residências, portanto a conscientização do trabalho das pessoas, de cuidar e de eliminar as águas paradas e portanto possíveis locais de criadouro, é a maior ferramenta pra gente combater a Dengue, é algo fundamental, nós trazermos toda a sociedade para essa questão, com relação a eliminação dos locais de água parada, que a gente rompe o ciclo, a maior ferramenta de para o combate da dengue é a conscientização de eliminação de água parada que é um potencial local de criadouro”.
Mas além do combate ao transmissor, outra alternativa, que passará cada vez mais viável a população da capital, é a vacinação, o imunizante que agora está disponível em São Paulo, começou a ser distribuído e aplicado primeiramente em crianças de 10 a 14 anos, com alvo na região de Itaquera. A estudante de enfermagem, Ketlyn Santos, comentou sobre a importância dos imunizantes.

“A vacina tem que ser cada vez mais promovida, tem que ter cada vez mais esse olhar de promoção à saúde, mesmo que a dengue não seja transmitida de pessoa por pessoa, seja por um vetor, que é o mosquito, se prevenindo com essa estratégia de vacinação, a tendência é que os casos diminuam, menos pessoas contraiam e dengue e mesmo os que foram vacinados, se contraírem dengue, seus sintomas não evoluam para casos mais severos”.

De acordo com a prefeitura, São Paulo já está com toda a estrutura preparada para o início da vacinação, a Secretaria Municipal da Saúde agora aguarda as diretrizes do Programa Estadual de Imunizações (PEI), bem como o próprio repasse do imunizante pelo Ministério da Saúde para iniciar a aplicação.

A Central de Notícias da Rádio CAMINHO PARA A VIDA é uma iniciativa do Projeto “A PRODUÇÃO JORNALÍSTICA DA PERIFERIA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

VÍDEO:

INFORMATIVO: