Associação comunitária busca revitalização de praça pública
ONG da região leste luta para que o espaço que está abandonado tenha utilidade pública para a população.
por João Victor Montoza
A Associação Teotônio Vilela, que está envolvida em diversos projetos sociais, inclusive em parceria com a própria prefeitura de São Paulo, como doações de cestas básicas, leite, e o programa municipal Rede Cozinha Escola, que fornece uma refeição bem variada para a população carente, agora luta pela revitalização e utilização de uma praça pública, que hoje está sem utilidade.
O espaço, localizado em frente a ONG, está sob a administração da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, e possui apenas uma vasta área vazia, e sem nenhum tipo de utilidade prática para a população da região. O desejo de Ivone Rodrigues, líder da associação, é que a área possa ter uma cobertura para proteger a população que utiliza o serviço da Rede Cozinha Escola contra a chuva e o sol forte.
“Tem pessoas doentes, deficientes físicos, e às vezes a gente tem que deixar de atender aqui dentro, pra socorrer lá fora, porque alguém desmaiou, e aqui a gente tem uma quadra muito grande, mas não está preparada para atender porque não tem cobertura, não cercado, então fica uma praça meio inútil.”
O programa Rede cozinha escola também inclui um projeto de horta comunitária, e a praça também conta um espaço que possibilitaria esta atividade, a auxiliar administrativa da Associação, Jamily Gregório, de 23 anos, conta como o trabalho é realizado em dias chuvosos.
“Nestes dias a gente tem que entregar a marmita, porque não conseguimos entregar no prato, nem reunir as famílias, por conta justamente das chuvas, para não prejudicar a segurança deles, acabamos entregando a marmita e não o almoço no local”.
A Associação fica localizada na Avenida Arquiteto Vilanova Artigas, número 100, e pode ser encontrada via Instagram, por meio do @cantoassoteotonio.