Segurança segue sendo tema debatido nas comunidades

Zona leste e áreas periféricas da cidade, ainda sofrem com a insegurança nas ruas.

por João Victor Montoza

O tema segurança, em toda a cidade de São Paulo, sempre foi algo debatido e explorado pelo poder público, a fim de sempre tentar desenvolver soluções para que a população possa se sentir cada vez mais segura.
No centro da capital, estratégias como o Smart Sampa, desenvolvido e posto em prática pela prefeitura de São Paulo, têm mostrado, de acordo com a própria prefeitura, um resultado positivo no aumento da da segurança e na efetividade de localizar e identificar infratores.
Mas, em contrapartida, as regiões periféricas da cidade ainda sentem insegurança, e falta de apoio do poder público em algumas regiões, na zona leste, por exemplo, Wilson Monteiro, que trabalha com segurança eletrônica, e mora no Jardim IV Centenário, conta como tem sido sua relação com a região onde mora.
“Minha rua por ser uma rua com pouco movimento, se torna mais propícia para esse tipo de acontecimento, que são os furtos, invasão de casa, roubos de fios. Na verdade, segurança para sair a noite nós não sentimos”.
Aumento de efetivos, e boa iluminação, são algumas das estratégias sugeridas por Wilson para que a região possa melhorar a segurança para a população. A situação passou a afetar não apenas a vida de Wilson, mas a de sua família e vizinhos.
“Meus filhos não frequentam a rua, não ficam na rua, por conta desses medos e problemas que a gente tem, que a gente já viu acontecendo, tanto no bairro, quanto em toda São Paulo. Praticamente não passa de 15 dias sem a gente ter um incidente na nossa rua”.
Esse relato, chega mesmo com números positivos apresentados pelo governo do estado, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o número de roubos em geral, comparando 2023 e 2024, teve uma queda de cerca de 18%, enquanto o número de furtos caíram cerca de 5%.

A Central de Notícias da Rádio Caminho para a vida é uma iniciativa do Projeto “Literatura negra, da marginalidade ao reconhecimento”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

VÍDEO:

INFORMATIVO: