Ferramentas para auxiliar nos desafios rumo ao ensino superior 

Cursos pré-vestibulares e programas do poder público tem ajudado no momento de ingressar em uma universidade. 

Um dos momentos mais importantes na vida de um jovem na sociedade atual, é quando ele sai do Ensino Médio, e precisa decidir qual carreira vai seguir, e qual curso superior vai se matricular. 

O desafio se agrava ainda mais quando olhamos para um aspecto social onde não há possibilidade de pagar uma mensalidade alta de uma universidade particular, e se faz necessário a busca por uma vaga em uma universidade pública, ou de uma bolsa conquistada por vestibular. 

E para ajudar no desempenho e na preparação para esta etapa e para as provas de vestibular, existem os cursinhos pré-vestibular, que são um tipo de curso preparatório destinado a estudantes que desejam se preparar para os exames de vestibular e ingresso em universidades. O objetivo é ajudar os alunos a revisar conteúdos, desenvolver habilidades e aumentar suas chances de aprovação. Giovanna Pereira, estudante de cursinho, comenta sua experiência no modelo de ensino. 

“É cansativo, a maioria das pessoas pega metrô, ônibus pra chegar, mas está sendo uma experiência muito legal, estou fazendo cursinho porque quero passar na faculdade federal, é um dos meus objetivos. Eu prestei quando saí da escola e não consegui, mas com o cursinho tomara que dê tudo certo”. 

Cursinhos particulares também são um desafio para alunos de famílias em vulnerabilidade social, e para auxiliar estes alunos, o governo federal desenvolveu o programa Pariu IF, com o intuito de auxiliar estudantes da rede pública, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade, a acessarem o ensino de excelência oferecido pela Rede Federal. 

Foram ofertadas 26 mil vagas em 2025, e o processo de seleção para os estudantes será definido por cada Instituto Federal considerando sua realidade local, para mais informações, acesse a aba do programa no site do governo federal. 

Por João Victor Montoza

A Central de Notícias da Rádio Caminho para a vida é uma iniciativa do Projeto “Literatura negra, da marginalidade ao reconhecimento”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

VÍDEO: Ferramentas para auxiliar nos desafios rumo ao ensino superior

Ouça a notícia: Ferramentas para auxiliar nos desafios rumo ao ensino superior