Aulas de dança tem ajudado população de São Mateus
O projeto busca ensinar a população da terceira idade a se manter ativa e em comunidade.
por João Victor Montoza
Comandadas pelo artista Lenoon Ribeiro, as aulas de dança abrangem diversos ritmos, e tem o objetivo de desenvolver a comunidade de melhor idade na região, em aspectos que vão além da dança e da arte.
Além de melhorar a coordenação motora, o equilíbrio e a flexibilidade, a dança ajuda a prevenir doenças, as aulas de dança também trabalham o aspecto emocional, reduzindo o estresse, a depressão e fortalecendo a autoestima. Já no aspecto social, proporciona momentos de interação, principalmente nas aulas de Lennon, que sempre promove um bate papo ao final de toda aula, para que haja uma troca de experiências e laços de amizade sejam fortalecidos. O artista conta porque começou o projeto.
“Eu observei que aqui na localidade, não tinha dança de salão, mas além da dança, a gente faz um trabalho de autoestima. É um motivando o outro, incentivando e todos nós no mesmo caminho, da dança, da arte. Então quando o projeto foi criado, para essa redondeza de São Mateus, foi com esse objetivo”.
Vera Lopes, pernambucana de 50 anos, sempre teve o sonho de aprender a dançar, mas a falta de incentivo impediu seu sonho. Após problemas no joelho, Vera entendeu que precisava mudar, e a dança foi primordial neste processo, com apenas 1 mês de aulas, começou a ver resultados.
“Eu conheci o Lenoon, e ele falou pra mim “vem”, mas eu disse que tinha muita vergonha, sou gordinha, sou pesada, sou muito dura e ele disse “tem jeito, vem fazer uma aula que você vai gostar” e eu me apaixonei”.
As aulas são realizadas no Lotus Bar, localizado na Rua André de Almeida, número 2798, próximo a estação Jardim Colonial, do monotrilho, e para participar, basta ter 50 anos ou mais, comparecer ao local, preencher a ficha de inscrição.
A Central de Notícias da Rádio Caminho para a vida é uma iniciativa do Projeto “Literatura negra, da marginalidade ao reconhecimento”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.